O que é?



A segunda edição do Simpósio de Pesquisa sobre a Mídia Paraibana consolida o objetivo de promover o intercâmbio entre pesquisadores, profissionais e a sociedade. Este ano, a atividade será realizada nos dias 26 e 27 de maio de 2016, na Universidade Federal da Paraíba. A ação que integra o projeto do Observatório da Mídia Paraibana é mais um esforço de, através do debate permanente sobre nossa comunicação, transformarmos a realidade da produção midiática de nosso estado. O tema não poderia ser mais urgente: comunicação e cidade. 
A mídia é cotidiana. Se alimenta dos acontecimentos como fonte para produção de seus conteúdos. Ao mesmo tempo em que coloca seus discursos na arena pública, contribui com a significação dos espaços urbanos, grupos sociais e indivíduos que constituem as cidades.  Elas, por sua vez, abrigam uma variedade de dinâmicas, problemas e rostos. Contudo, não se pode resumir as cidades a um retalho de culturas. Há de se levar em conta a circulação social.
É nesse para lá e para cá dos indivíduos que os resíduos sensíveis que se despregam dos meios se sedimentam no tecido social. A interação com os meios não se encerra ao desligar o rádio, a TV ou ao encerrar a leitura do jornal, revista ou portal e os conteúdos dos media transitam pelo imaginário. Que hábitos se dão a ver a partir da elaboração dessas imagens? Que visões de mundo, e sobre seus habitantes, esses discursos elaboram? A que dão visibilidade e o que escondem? É possível identificar a diversidade sócio-cultural da pólisno espectro midiático?
É acerca dessas relações que II Simpósio de Pesquisa sobre a Mídia Paraibana quer discutir. Interessa-nos evidenciar como a mídia do nosso estado constrói simbolicamente as noções de global/local, a criminalização da pobreza, utilizações das tecnologias da comunicação (geolocalização no jornalismo, por exemplo), urbano x rural e reflexões sobre a publicidade construindo uma ideia de cidade. Trata-se de uma discussão sobre a urbe mediada e a importância de contextualizar os dilemas das cidades em suas diversas escalas e tamanhos.



I SIMPÓSIO DE PESQUISA SOBRE A MÍDIA PARAIBANA 



A comunicação, como  um campo de estudo, nasce do namoro de várias disciplinas com os processos comunicativos. E, por isso, tem a transdisciplinaridade como uma característica quase que genética. Este aspecto é traço da força da sua criatividade, reflexo da sua complexidade e também da sua face plural, que sem dúvidas é sua fonte mais rica.

A constituição de um campo científico forte pressupõe energia, humildade, investimento e também intercâmbio. A proposta do I Simpósio de Pesquisa sobre a Mídia Paraibana segue este caminho e busca promover o encontro entre pesquisadores que adotaram aspectos da mídia do estado como objetos de pesquisa.

A ação integra as atividades propostas pelo Observatório da Mídia Paraibana e busca integrar-se às ações dos programas de pós-graduação e dos cursos de comunicação, em suas diversas habilitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário